segunda-feira, 16 de maio de 2011

Por que orar?


Três razões por que a oração é necessária
Há práticas religiosas que muitas vezes repetimos indefinidamente, sem nunca pensarmos na razão de sua existência. A oração é uma delas. Por que orar? Ela é, realmente, necessária para a vida cristã? Já não sabe Deus de nossas necessidades, sem que precisemos dizer-Lhe? Afinal, quais os motivos básicos que nos levam a orar?
Há três razões principais para a oração:
Primeira: Devemos orar porque Deus no-lo ordena. Deus quer que oremos. Sendo Deus o nosso Criador, Ele sabe o que é bom para nós. Ele nos criou com a necessidade de termos comunhão com Ele. E o meio providenciado por Deus para essa comunhão filial e paternal é a oração. Antes do pecado Deus falava face a face com nossos primeiros pais. Depois, a oração se tornou o veículo de tal ligação.
No Velho Testamento, o chamado de Deus à oração vem principalmente pelo exemplo de homens e mulheres de fé: Abraão, Moisés, Débora, Ana, Samuel, Davi, Elias, Jó, e os profetas em geral. Algumas das mais belas orações elevadas a Deus estão no livro de Salmos.
No Novo Testamento, Jesus é o grande exemplo: orou em Seu batismo; orou durante os 40 dias no deserto; constantemente se afastava da multidão e passava horas, ou noites, em oração; ensinou os discípulos a orar, e em muitas ocasiões destacou a importância da oração: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Marcos 14:38). Os apóstolos admoestavam os crentes a orar: “Orai sem cessar” (I Tess. 5:17). Num sentido verdadeiro, a Bíblia inteira tem sido um chamado à oração. E sem essa ligação com Deus, tateamos no escuro.
A segunda razão para orar é que nossa natureza o exige. Essa verdade foi muito bem expressa no famoso pensamento de Agostinho: “Fomos criados para Deus, e nosso coração está inquieto enquanto não descansa em Deus”.
Vejam o que escreveu William James, o conhecido psicólogo norte-americano: “Nestes dias de iluminação científica, há muita discussão sobre a eficácia ou não da oração. Mas em tudo isso pouco é dito da principal razão pela qual oramos, que é simplesmente porque não podemos evitar”. – Princípios de Psicologia, vol. 1, pág. 316.
A terceira razão pela qual devemos orar é: através da oração o reino de Deus é introduzido dentro de nós. A presença de Jesus se faz real em nós. E a oração nos leva ao desenvolvimento das virtudes cristãs: o amor, a bondade, a honestidade, a verdade, que formam, com solidez, o caráter do crente.
Sim, a oração é uma grande dádiva de Deus, pois nos permite ligar-nos a Ele, fonte de paz, de alegria, de coragem, de felicidade.
Cultivemos, pois, mais e mais, a prática da oração em nossa jornada cristã.

0 comentários:

Postar um comentário

Clica e ganhe um presente!